Património Arqueológico de Alijó procurado para visitas de estudo

No âmbito da disciplina de História, os alunos do 7º ano de escolaridade da Escola Secundária de Morgado de Mateus visitaram o património histórico e arqueológico do Concelho de Alijó. A visita decorreu ao longo do dia 4 de Maio e revelou-se produtiva na busca do conhecimento sobre o passado longínquo da região, com a descoberta das riquezas patrimoniais inseridas na paisagem. A visita técnico/pedagógica, guiada pelo arqueólogo do Município, iniciou-se no Castro de São Marcos ou Castro do Pópulo. De seguida, os alunos percorreram a Serra da Botelhinha, até chegarem às gravuras Rupestres localizadas num pequeno anfiteatro natural, num esporão da Serra. Para finalizar, visitaram o Monumento Megalítico da Anta da Fonte Coberta e já no regresso a Sepultura de Sobredos. Já no dia 10 de Maio, os alunos do 4º ano das escolas do primeiro ciclo de Alijó e de Castedo do Douro, visitaram o património histórico do Concelho de Alijó. A visita iniciou-se na Anta da Fonte Coberta, seguindo-se o Castro do Pópulo e terminou no Santuário de Perafita. O percurso escolhido teve em atenção a idade dos alunos, de maneira a que este compreendessem a sequência cronológica entre os monumentos, desde a pré-história, até ao século XVIII.

Adicionada: 11 de Maio 2010