JaT_Tua - oficinas de sensibilização e educação ambiental dirigidas a alunos do 8.º ano

80 alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas D. Sancho II participaram nas oficinas de campo do projeto "Junto à Terra" (JaT), que decorreram no dia 2 de abril, em S. Mamede de Ribatua.

Estas oficinas, promovidas pelo Parque Natural Regional Vale do Tua e em parceria com a Câmara Municipal de Alijó, proporcionam aos alunos um contacto único com o meio ambiente e um vasto conhecimento sobre biodiversidade existente no território.

Todos os alunos presentes tiveram oportunidade de passar pelas oficinas de sensibilização e de educação ambiental que versaram os seguintes temas:

Oficina 1 – “A avifauna do Vale do Tua” Promotor: GRUPO NORDESTE

Oficina 2 – “As náiades do Tua e a biodiversidade de rios” Promotor: IPB-CIMO

Oficina 3 – “Morcegos no Vale do Tua” Promotor: PNRVT

Oficina 4 – “As ações contra incêndios” Promotor: GNR/ – SEPNA

Oficina 5 – “Microrreservas e Habitats” Promotor: SILVIDOURO/ AFLODOUNORTE

O JaT-Tua, enquanto projeto de educação ambiental, diferencia-se pelo alinhamento estratégico transversal e de médio-longo prazo, de opção pela capacitação como fator de retenção do capital humano no território, pelo envolvimento e liderança local ativa e pela abordagem bottom-up construída no fórum de participação da rede de parceiros locais envolvidos.

A iniciativa Junto à Terra nasceu da estratégia definida pela EDP para mitigar o impacto na biodiversidade decorrente dos aproveitamentos hidroelétricos do Baixo Sabor e agora, numa parceria com o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) estende-se ao território do Vale do Tua.

Adicionada: 13 de Abril 2019