Montaria de S. Martinho – 9 de novembro de 2019

A Zona de Caça Municipal de Alijó (ZCMA), com o objetivo de continuar a obter o sucesso desejado nas montarias calendarizadas para a época venatória em curso, efetuou como sempre, um trabalho sistemático e cuidadoso na mancha escolhida para a montaria de S. Martinho realizada a 9 de novembro, tendo sempre presente a correção de densidade populacional da espécie, como objetivo primeiro.

Por outro lado associou a preocupação de que as manchas escolhidas mostrem algumas das “relíquias” do património paisagístico natural existente neste Concelho. Este facto pode ser constatado por quem esteve presente nesta montaria, em que a mancha escolhida foi uma área contínua, de 750ha, entre as Freguesias de Vilar de Maçada e Vila Chã.

Esta mancha pode ser descrita como uma amálgama de sobreiros e castanheiros, salpicada por socalcos de vinha, criando no Monteiro com esta envolvência paisagística o entusiasmo para permanecer na “porta” e esperar pelos javalis, levantados pelas matilhas de cães.

É desta forma que a ZCMA tem vindo a organizar montarias de grande sucesso, a avaliar pelo n.º crescente de participantes, sendo 45% destes eram oriundos de todo o norte do país. O resultado da caçada realizada foi de 16 rêses cobradas.

À dinâmica do evento esteve associado o saborear das iguarias regionais e vinhos da região, sendo que cada participante contará sempre como veiculo e testemunho da boa gastronomia que esta região tem para oferecer.

Um agradecimento especial a todas as entidades envolvidas: Funcionários do Município de Alijó, GNR, Clube de Caça e Pesca de Alijó, BV de Sanfins do Douro e ao Csrc Vilar de Maçada por todo o seu empenho e dedicação.

Adicionada: 13 de Novembro 2019