Autarca de Alijó apela a “dar o troco por quem precisa” nas farmácias

O Presidente da Câmara de Alijó, José Rodrigues Paredes, foi um dos primeiros a dar o exemplo e doou o troco resultante da compra de um medicamento para a campanha solidária “Dê troco a quem precisa” que ajuda pessoas em situação de carência económica a aceder, sem custos, aos medicamentos de que necessitam.

O lançamento distrital da iniciativa decorreu em Alijó, na Farmácia Espírito Santo, que aderiu a esta campanha, juntamente com a Farmácia José Rodrigues. O Presidente da Câmara apelou ao espírito solidário e à generosidade de todas as pessoas para contribuir para esta campanha, que se prolonga até 25 de dezembro. “É uma causa nobre que permite ajudar muitas pessoas com dificuldades económicas e que de outra forma não teriam meios de adquirir os medicamentos de que precisam”, sublinhou José Rodrigues Paredes.

O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Em janeiro deste ano, o Município de Alijó assinou um protocolo com a Associação Dignitude, responsável por este programa, para garantir o acesso a medicamentos a todos os munícipes em situação de carência.

“Neste momento, existem já 70 beneficiários do programa que passaram a ter a certeza de que iriam ter acesso aos medicamentos prescritos pelo médico. É um investimento nas pessoas e este é o melhor investimento que podemos fazer”, afirmou o Presidente da Câmara.

No distrito de Vila Real, existe uma rede de 26 Farmácias aderentes, onde 206 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. No concelho, aderiram ao programa a Farmácia Espírito Santo, a Farmácia do Hospital e a Farmácia José Rodrigues, todas em Alijó, e a Farmácia Nova, em Vilar de Maçada. Desde o início do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 2.491 embalagens de medicamentos no distrito de Vila Real.

Adicionada: 17 de Dezembro 2019