Poda e manutenção de árvores na Avenida Francisco Sá Carneiro

O Município de Alijó está a proceder à poda e manutenção de árvores da Avenida Francisco Sá Carneiro e do Jardim Dr. Matos Cordeiro, assim como do Plátano de Alijó, árvore de grande porte que este ano completa 164 anos e que mede 33 metros de altura.

A manutenção e acompanhamento de árvores está a ser realizada por uma empresa especializada em arboricultura urbana, que fez um estudo exaustivo deste Património Arbóreo. Além dos cortes feitos a partir de uma grua, vários arboricultores realizam os trabalhos com recurso a cordas que são penduradas nas árvores. No total, serão intervencionadas 42 árvores de médio e grande porte, classificadas na sua maioria como “exemplares de interesse público”.

Os trabalhos incluem a limpeza de ramos secos ou que estão próximos de edifícios, com recurso a uma grua e cordas. Em alguns casos, as árvores encontram-se em conflito com edifícios contíguos devido à grande proximidade, o que obriga a proceder à sua poda e manutenção. O mesmo acontece com os ramos secos que estão a ser retirados por colocarem em risco a segurança de pessoas e bens.

Esta é a segunda fase de um procedimento que teve início no ano passado e enquadra-se no âmbito do Plano Municipal de Requalificação e Conservação das Árvores em Espaço Público. A envolvente florestal urbana não sofria intervenção desde 1999. A execução deste Plano vai permitir conservar as árvores, aumentando a sua vida útil, e controlar o seu crescimento em altura.

Adicionada: 04 de Fevereiro 2020