Município desafiou população a trocar cartas de amor

O Município de Alijó distribuiu cinco mil cartas de amor pelos jardins e ruas da sede do concelho, no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. A iniciativa incluiu, ao longo do dia, a leitura de poemas de grandes autores em vários locais públicos de Alijó, como o edifício da Câmara Municipal, o Centro de Saúde, escolas, cafés e outros estabelecimentos comerciais, e chegou a vários pontos do concelho.

Na era dos posts e dos tweets, o Município de Alijó resgatou um hábito em desuso e desafiou a comunidade local a trocar cartas de amor. “O objetivo passa por incentivar a leitura, divulgar grandes autores e fomentar o amor e a partilha entre casais, mas também entre familiares, amigos, vizinhos ou colegas de trabalho”, explicou a Vereadora da Cultura, Mafalda Mendes. Sob o mote “O meu coração escreve uma mensagem de amor ao teu”, foram selecionados 50 textos literários de autores como Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Almeida Garrett, Machado de Assis, Victor Hugo e outras individualidades.

A iniciativa foi promovida pelo Município de Alijó, através da Biblioteca Municipal. Ainda no âmbito desta iniciativa, teve lugar o “Clube de leitura em voz alta”, a 16 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Alijó, que este mês foi dedicado à leitura de cartas, textos em prosa ou poemas sobre o amor romântico.

Veja a reportagem da SIC, da TSF, da Rádio Ansiães e da Voz de Trás-os-Montes.

Adicionada: 19 de Fevereiro 2020