Covid-19: Mensagem do Presidente da Câmara

O Presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Rodrigues Paredes, fez hoje, 20 de abril, um ponto de situação relativo à evolução da pandemia de Covid-19 no concelho, que continua sem registo de casos ativos. Publicamos, de seguida, a mensagem divulgada a todos os cidadãos do concelho.

Caros Alijoenses

Dirijo-me a todos vós numa altura particularmente difícil, marcada pela incerteza e pela preocupação constante. Ninguém estava preparado para enfrentar um inimigo invisível como este, mas quero garantir-vos que estamos a dar o nosso melhor, todos os dias sem exceção, para minimizar os efeitos desta pandemia e para dar respostas imediatas aos desafios que vão surgindo diariamente.

Confrontados com a ameaça real, atuámos de imediato com todos os meios ao nosso alcance por forma a conter o mais possível situações de contágio para salvaguardar a saúde e o bem-estar dos mais frágeis e daqueles que estão na linha da frente no combate à pandemia da COVID-19.

Assim, e sem demoras, avançámos para a realização de testes serológicos a todos os utentes dos nossos lares de idosos, bem como do lar residencial da APPACDM, a todos os colaboradores das IPSS, aos nossos bombeiros e aos militares da GNR. Fizemo-lo para prevenir e intercetar antecipadamente eventuais situações que pudessem estar a passar despercebidas.

Foram feitos 650 testes serológicos, que apresentaram resultados negativos, à exceção de 15 casos, cujos resultados foram inconclusivos. Imediatamente, demos conhecimento às respetivas instituições para que adotassem todas as medidas adequadas e recomendadas, e notificámos a autoridade regional de saúde competente.

Todos estes casos que ofereciam dúvidas, e por ordem da Delegação de Saúde, foram submetidos a teste de despistagem feito por zaragatoa. Neste momento, estamos em condições de garantir que os casos sujeitos ao teste de despistagem revelaram resultado negativo, à exclusão de um deles que se revelou inconclusivo, aguardando-se novo resultado.

Contudo, entendi que não devíamos relaxar nem baixar a vigilância, sobretudo conhecendo nós situações no País com um histórico em tudo semelhante e que vieram a revelar-se preocupantes.

Subindo assim mais um nível na luta contra esta ameaça invisível, decidi adquirir 50 testes de despistagem por zaragatoa a realizar por amostragem nas organizações onde inicialmente se revelaram os casos suspeitos. A colheita ocorreu hoje, segunda-feira, 20 de abril, no Centro de Saúde de Alijó.

Apelo aos Alijoenses que confiem na estratégia delineada e na capacidade de resposta das diversas entidades que estão no terreno a trabalhar em prol de todos.

Apesar de ainda aguardamos o resultado de um teste, a inexistência até ao momento de casos ativos na nossa comunidade, deixa-nos esperançados, mas isso não significa que estejamos livres de contágio. Estamos a trabalhar para evitar que surjam focos de infeção, mas lembro que esta é uma tarefa que cabe a todos.

Peço, por isso, que estejam atentos aos sinais de alerta amplamente divulgados pelas autoridades de saúde e pela Câmara Municipal. Reitero que mantenham o distanciamento social e sempre que possível permaneçam em casa. É fundamental que mantenhamos comportamentos responsáveis.

E, na eventualidade de surgirem casos positivos, quero assegurar-vos que estamos preparados para enfrentar todos os cenários, sempre em articulação com as autoridades competentes. Estamos a acompanhar de perto a evolução da pandemia, adequando sempre as medidas necessárias à defesa da saúde e bem-estar de todos.

Apelo à vossa compreensão e serenidade, mas também ao vosso sentido de responsabilidade. Não podemos recuar nesta luta que é desigual, mas que tem de ser combatida por cada um de nós.

Aproveito ainda para agradecer sinceramente a todos aqueles que continuam a trabalhar para manter o nosso concelho ativo, bem como a todos aqueles que estão na linha da frente, dando o melhor de si, para que tão breve quanto o possível possamos regressar à normalidade.

Termino com um forte abraço deixando a garantia de que não vamos ceder e que podem sempre contar connosco.

A comunicação em video está disponível no canal do YouTube e na página do Facebook do Município de Alijó.

Adicionada: 20 de Abril 2020