Município de Alijó


Covid-19: Presidente do Município de Alijó faz ponto de situação

Mini_0

O Presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Rodrigues Paredes, fez hoje, 28 de abril, um novo ponto de situação relativo à evolução da pandemia de Covid-19 no concelho. Publicamos, de seguida, a mensagem divulgada a todos os cidadãos do concelho.

Caros Alijoenses

Como saberão, no passado domingo, a DGS emitiu o Boletim Epidemiológico dando conta de três casos ativos no nosso Concelho. Sabemos que estes casos anunciados dizem respeito a pessoas com morada registada no município, mas que não contraíram o vírus no nosso concelho.

Atualmente, temos conhecimento de um profissional que contraiu o vírus noutra Região do País, mas que está em isolamento aqui no nosso concelho, sendo esta situação conhecida e acompanhada pela Proteção Civil Municipal e pelas Autoridades de Saúde. Relativamente aos outros dois casos, sabemos que NÃO se encontram no território.

A todos os que contraíram a doença Covid-19, desejo rápidas melhoras.

Até ao presente momento continuamos sem registo de cadeias de transmissão ativas no concelho. No entanto, os cuidados devem ser sempre os mesmos, todos os dias. É imperativo que tenhamos sempre comportamentos responsáveis, independentemente das circunstâncias.

Aproveito também para vos comunicar que os 50 testes por zaragatoa que realizámos na semana passada nas Instituições de Solidariedade Social, por amostragem, deram TODOS resultado negativo.

Uma vez que os lares são considerados locais de risco, estes são resultados que nos deixam obviamente satisfeitos e para os quais contribuiu, sem dúvida, a relação de grande proximidade e apoio mútuo entre a Câmara Municipal e as IPSS.

Caros Alijoenses,

Hoje é nossa convicção que estivemos bem desde o início desta pandemia. Mesmo tratando-se de uma ameaça desconhecida e não havendo manual de instruções a seguir, soubemos interpretar os sinais corretamente e tomar as medidas possíveis mas adequadas e no tempo certo.

Quem faz o que pode, faz o que deve!

Quero ainda informar-vos que depois de muito insistirmos, questionarmos e reivindicarmos, finalmente o Governo olhou para a nossa Região e vão-se iniciar, em Alijó, os testes de despistagem a utentes e colaboradores de IPSS e outras instituições onde residem idosos. Como aliás, é seu dever.

Impõe-se por isso uma palavra de reconhecimento aos meus colegas autarcas da Comunidade Intermunicipal do Douro pelo trabalho e esforço diário na salvaguarda da saúde e bem-estar das populações.

Mas o Município quer ir mais além na prevenção do contágio. Evitar que surjam focos de infeção é um trabalho diário e contínuo, que não pode nem deve esmorecer.

Por essa razão, a Câmara municipal vai entregar a cada uma das IPSS uma máquina de desinfeção do ar por ozono para espaços interiores.

Também já a pensar nos tempos que se avizinham, designadamente no levantamento do estado de emergência, e mais uma vez preocupados com a proteção de cada um, a Câmara Municipal vai disponibilizar a todos os munícipes uma máscara social em tecido, lavável e durável.

E para os nossos alunos, que é a eles que o futuro pertence, e que se prevê que regressem às suas aulas presenciais brevemente, vamos também disponibilizar duas máscaras do mesmo tipo.

Caros munícipes,

Aproveito o momento para agradecer:

Às IPSS, pelo excelente trabalho desde a primeira hora, designadamente na aplicação de planos de contingência e pela forma incansável como cuidam dos nossos idosos;

Aos bombeiros, pelo inexcedível apoio prestado à população e à proteção civil municipal;

À GNR, pela sua disponibilidade contínua em esclarecer e fazer cumprir as determinações da proteção civil municipal e da DGS;

Às freguesias, pelo esforço constante de esclarecimento e de apoio às populações;

Aos agentes económicos que asseguraram os serviços essenciais, mas também aos que por força das circunstâncias se viram obrigados a suspender as suas atividades em favor do bem comum.

E a toda a população do nosso concelho, pelo seu empenho, determinação e sentido de responsabilidade no respeito pelo cumprimento das normas de segurança decididas pelas autoridades.

Caros alijoenses,

Reitero o meu apelo para que não baixem a guarda, mantenham a serenidade, o respeito pelas recomendações que já são do conhecimento de todos e que continuem a confiar na capacidade de resposta das diversas entidades que estão no terreno. Não estamos livres da possibilidade de contágio, mas só desta forma poderemos fazer face a esta ameaça real.

Termino com uma palavra de esperança e com a garantia de que o Município de Alijó continua determinado em tudo fazer para ajudar os Alijoenses a ultrapassar este momento de dificuldade.

Muito obrigado. Um forte abraço. Bem hajam.

A comunicação em video está disponível no canal do YouTube e na página do Facebook do Município de Alijó.

Adicionada: 28 de Abril 2020

Projetos cofinanciados pela EU


* Boletim Municipal Digital

Fique a par de todas as nossas novidades em primeiro lugar. Subscreva já o nosso Boletim Municipal Digital.

 

RPGN

A RPGN é um incentivo à empregabilidade dos jovens

PDR2020

PDR2020

SOS Vespa

SOS-VESPA

NetEmprego

NETEMPREGO

Comércio investe

Comércio investe
QREN