Combate à praga do castanheiro no Concelho de Alijó já está no terreno

A Câmara Municipal de Alijó deu início a várias ações de luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro. O combate a esta praga que afeta a produção de castanha consiste na largada de parasitoides, que já está a ser feita em vários soutos da União de Freguesias de Carlão e Amieiro, União de Freguesias do Pópulo e Ribalonga, Freguesia de Vila Chã e Freguesia de Vila Verde.

Este investimento permite apoiar os produtores de castanha, sendo suportado na íntegra pelo Município de Alijó. As largadas estão a ser levadas a cabo pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara, em parceria com a RefCast - Associação Portuguesa da Castanha.

O combate consiste na largada do parasitoide, que se alimenta das larvas das vespas, sendo a única forma eficaz de controlar a praga e minimizar os seus efeitos negativos.

Este inseto ataca soutos de todas as idades e provoca a formação de galhas nos gomos e folhas, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir ao declínio dos castanheiros.

O Município de Alijó está atenta à evolução da praga e, à semelhança de anos anteriores, está a tomar medidas atempadas de combate à vespa das galhas do castanheiro.

Adicionada: 14 de Maio 2020