Município lança medida “Alijó+amiga” para apoiar agregados familiares vulneráveis

Consciente de que a pandemia está a afetar negativamente as famílias a nível social e económico, o Município de Alijó implementou mais uma importante medida de apoio a pessoas e agregados familiares em situação de vulnerabilidade.

“Alijó+amiga” é uma medida excecional e temporária que consiste na entrega de bens alimentares, dando resposta à redução de rendimentos das famílias, na sequência da pandemia da doença Covid-19.

O acesso a este apoio deve ser realizado através de formulário disponibilizado no Serviço de Ação Social do Município, Balcão Único ou no site do Município.

O Serviço de Ação Social do Município irá articular com as restantes entidades da Rede Social, de modo a que não se verifiquem situações de duplicação de apoios.

O tipo de alimentos e respetivas quantidades serão ajustadas em função da composição dos agregados familiares e das suas necessidades, mediante a seguinte distribuição:

• agregados constituído por um único elemento: até 91€/mês,

• agregados constituído por dois elemento: até 121€/mês,

• agregados constituído por três elementos: até 151€/mês,

• agregados constituído por quatro elementos: até 181€/mês,

• agregado constituído por cinco elementos: até 210€/mês,

• agregado constituído por mais de seis elementos: até 240€/mês.

Critérios para a atribuição dos bens:

O apoio será atribuído a agregados familiares ou cidadãos a título individual que se encontrem numa situação de vulnerabilidade económica e social, cujo rendimento familiar sofreu redução na sequência da Covid-19, desde que preencham os seguintes requisitos:

• residam no concelho de Alijó;

• declarem e comprovem que o rendimento familiar sofreu uma redução 30% na sequência da Covid-19;

• disponham de um rendimento mensal por elemento do agregado igual ou inferior a 60% do Indexante aos Apoios Sociais;

• declarem e comprovem não usufruir de outro tipo de apoio para o mesmo fim.

O formulário de candidatura está disponível aqui.

Adicionada: 20 de Maio 2020