Município de Alijó assinala Dia do Idoso com oferta de Caixa de Recordações

Neste Dia Internacional do Idoso, o Município de Alijó está a fazer chegar uma Caixa de Recordações a cerca de 650 idosos do concelho. Na impossibilidade de assinalar esta data com o habitual convívio presencial, esta lembrança serve para reconhecer a importância, a experiência de vida e a sabedoria da população sénior do Concelho.

A entrega continua nos próximos dias. Com o apoio dos técnicos das IPSS e da autarquia, são os próprios idosos a montar a sua Caixa de Recordações, o que lhes permite executar movimentos de precisão, treinando assim a sua motricidade fina.

A construção da caixa a partir do zero serve, simultaneamente, para estimular a sua autoestima e satisfação gerada pela concretização de um objetivo.

A Caixa de Recordações foi criada e produzida pelo FabLab Tua Alijó - Laboratório de Prototipagem e Fabricação Digital.

Durante esta fase difícil, o Município de Alijó não deixou de olhar pelos seus idosos, em especial os mais frágeis. Sempre que a situação assim o exigiu, avançou com testes de despistagem da Covid-19 para evitar eventuais cadeias de contágio em lares e outras valências das nossas IPSS.

Também durante esta fase, e de modo a combater a solidão provocada pela pandemia e a aproximar os idosos dos seus entes queridos, o Município de Alijó ofereceu retratos dos netos a cerca de 200 avós do Concelho.

Também manteve a aposta no trabalho em parceira com as IPSS, de forma a melhorar a capacidade das suas respostas sociais e garantir a satisfação das necessidades dos idosos.

Adicionada: 01 de Outubro 2020