Covid-19: Ponto de situação 10 de outubro de 2020

Tal como anunciado, o Município perante ausência total de uma estratégia preventiva de realização de testes de despistagem à COVID-19 por parte da Administração Central, avançou numa atitude proactiva e por sua conta para a realização de uma bateria de testes nos passados dias 7 e 8, por amostragem, aos utentes e colaboradores das corporações de Bombeiros e IPSS do concelho.

Cumpre-me agora informar que os resultados desta amostra permitiram identificar um caso positivo ativo para a doença COVID-19, numa IPSS com a valência de Lar. A Instituição, a Saúde Pública e a Segurança Social foram imediatamente informados.

Perante esta situação, a Câmara Municipal avançou com uma segunda bateria de testes a todos os utentes de lar e respetivos colaboradores daquela instituição, tendo todos revelado resultado negativo.

A Saúde Pública está a proceder à realização de Inquéritos Epidemiológicos no sentido de identificar a cadeia de contágio e indicar as medidas de prevenção mais adequadas.

Contudo, os Inquéritos realizados até ao momento pela Saúde Publica e consequentes testes de despistagem permitiram detetar mais 4 casos positivos entre os contactos familiares próximos da pessoa infetada.

Atendendo a que um dos casos positivos frequenta o Agrupamento de Escolas D. Sancho II - Alijó, a Direção do Agrupamento já está a tomar as medidas previstas no Plano de Contingência, tendo ainda a Saúde Pública ordenado o isolamento profilático da turma durante 14 dias e a realização de testes de despistagem.

A Câmara Municipal centra toda a sua preocupação nas pessoas, no entanto, numa altura em que os casos de contagio por COVID-19 crescem de forma preocupante por todo o país, é fundamental que cada um de nós se mantenha vigilante, responsável e cumpra todas as recomendações emanadas pela DGS.

Alijó, 10 de outubro de 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Alijó,