Covid-19: Ponto de situação 16 de outubro de 2020

Caros Munícipes,

Dada a evolução negativa da situação epidemiológica do nosso País, à qual o Município de Alijó não é alheio, importa dar nota da situação atual do concelho.

O Boletim Epidemiológico do ACeS Douro Norte reporta nove casos ativos de infeção por Covid-19 atribuídos ao Concelho de Alijó, num total de dezasseis casos desde o início da pandemia. É também do nosso conhecimento que de entre os nove casos ativos, dois não residem no nosso concelho. Todos os contactos identificados pela Saúde Pública encontram-se a cumprir isolamento.

Informo ainda que, na sequência da identificação de um caso positivo de COVID-19 numa turma do Agrupamento de Escolas, os testes realizados pela Saúde Pública aos alunos dessa turma se revelaram negativos.

Para despistar eventuais cadeias de contágio, o Município de Alijó realizou testes por zaragatoa aos trabalhadores da Autarquia afetos ao Ensino, incluindo motoristas. Também neste caso, todos os testes foram negativos.

Atendendo a que a partir do dia 15 de outubro o País entrou em situação de calamidade, apelo ao cumprimento das novas medidas determinadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia:

• Limitação de ajuntamentos a 5 pessoas, na via pública e em espaços comerciais e de restauração;

• Limitação da presença de 50 pessoas em eventos familiares;

• Reforço de ações de fiscalização;

• Recomendação do uso de máscara na via pública e da aplicação “StayAway Covid”.

Doravante adotaremos uma nova forma de comunicado sobre o Boletim Epidemiológico de Alijó. O objetivo é melhorar a comunicação com os munícipes, tornando a leitura mais imediata.

Desejo as melhoras a todas as pessoas que contraíram a doença e reitero o apelo para o rigoroso cumprimento das normas emanadas pela DGS. Continuaremos a centrar os nossos esforços e preocupações nas pessoas, na sua segurança e no seu bem-estar.

Alijó, 16 de outubro de 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Alijó,