“Animais como Nós”: campanha de adoção de animais sem custos

O Município de Alijó associa-se à campanha de adoção gratuita “Animais como Nós”, promovida pelo Centro de Recolha e Proteção Animal do Vale do Douro Norte, que está a oferecer a esterilização, vacinação e desparasitação a todos os animais adotados.

Durante a campanha, será oferecido também o boletim sanitário, a vacina contra a raiva (cães), a identificação eletrónica (microchip) e o registo no SIAC, tornando o processo de adoção completamente gratuito.

Esta nova campanha promete reforçar uma perspetiva diferente de considerar os animais de estimação. Tendo como principal mote “Animais como nós”, a campanha levada a cabo pelo Centro de Recolha e Proteção Animal do Vale do Douro Norte pretende sensibilizar o público-alvo para a importância de considerar os Direitos dos Animais, de igual forma como consideram os Direitos Humanos.

O Homem, como animal racional, deverá ser o principal responsável por dar atenção, amor e proteção aos animais. Neste sentido, o espelho representado surge como a principal metáfora de que os amores de quatro patas são o nosso reflexo e deixam transparecer as emoções de forma fiel, recíproca e até redobrada. É este amor incondicional que o CRO pretende retratar nesta campanha.

O ponto de partida “Animais como Nós” é uma forma direta e curiosa de abordar o entendimento humano face aos animais, levando-os a refletir sobre a importância e gratificação em adotar um animal de estimação. Este é um ato que requer muita responsabilidade, mas é sobretudo a prova de que “amor com amor se paga”.

A esterilização e a vacinação dos animais de estimação representam dois dos pilares para uma vida longa e saudável do animal. A esterilização é um procedimento cirúrgico simples e benéfico para o animal. Além disso, contribui para a redução populacional de animais de companhia que, atualmente, se encontra acima do número de potenciais adotantes e impede as ninhadas indesejadas, fonte de animais abandonados que proliferam na via pública.

Esta campanha de adoção sem custos deve ser encarada com muita responsabilidade para que a facilidade de adoção não se transforme em adoção negligente. Todos os aderentes a esta campanha deverão refletir sobre as suas reais condições para adotar e se reúnem o necessário ao bem-estar dos animais.

“Dê amor a um animal e receba esse amor a dobrar”: para adotar um animal, consulte http://canil-vdn.org ou ligue 259351656.

Adicionada: 15 de Fevereiro 2021