100 anos de história do Concelho no Auditório de Alijó

São 100 anos documentados através de fotografia, textos da época e actas do arquivo histórico da Câmara Municipal de Alijó, onde estão testemunhados os momentos mais marcantes do primeiro centenário da República vividos neste concelho duriense. Aqui vai encontrar toda a sucessão presidencial a nível nacional e municipal, estes últimos, acompanhados das respectivas actas de tomada de posse. Também encontrará recortes de imprensa de época, com as principais notícias locais, como visitas políticas ao concelho, ou sobre a queda da monarquia. A componente fotográfica retrata um momento ainda hoje recordado com muita nostalgia. Trata-se de um cortejo de oferendas ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Alijó. Nestas fotografias podemos observar claramente a piedade com que todas as freguesias do concelho ofertavam produtos da terra e algum dinheiro para manter em bom estado de funcionamento, aquela unidade hospitalar. Também se podem apreciar os trajes com que se engalanavam, bem como os costumes daquela época. Também está patente toda a história numismática dos últimos cem anos, desde a primeira moeda cunhada na República até aos dias de hoje, passando pelas moedas cunhadas nas províncias ultramarinas. A ocasião também foi aproveitada para o escritor alijoense Jorge Laiginhas lançar a sua última obra. O livro “Viva a República – Diário de um Monárquico”, foi apresentado pelo Presidente da Câmara, Artur Cascarejo, referindo que a obra retrata uma época de forma irrepreensível, com um humor que agarra o leitor do princípio ao fim do livro.

Adicionada: 15 de Novembro 2010