Passeio no Tua juntou cerca de 80 participantes

À semelhança de outros locais onde estão a ser construídas e projetadas barragens, designadamente no Sabor, estas duas instituições acharam que seria necessário desenvolver esta atividade de pedestrianismo, com o intuito de levar as pessoas a (re)descobrir a paisagem do Vale do Tua. Como é sabido, com a construção da barragem de Foz Tua, o vale vai ser parcialmente submerso. Esta foi a forma encontrada pelas entidades locais para levar as pessoas a realizar uma última visita ao vale que sempre conheceram, mas que vai agora encetar uma viragem para um futuro de desenvolvimento regional, nomeadamente com a criação de muitos postos de trabalho, benefícios nos impostos locais (derrama) e o surgimento de uma Agência de Desenvolvimento Regional, que pretende investir no terreno contrapartidas cedidas pela EDP, pela instalação da Barragem na Foz do rio Tua. No que diz respeito a este passeio, a concentração deu-se às 8.30h da manhã de domingo, junto à ponte rodoviária que liga o distrito de Vila Real ao de Bragança. Ali, os participantes seguiram de autocarro até à aldeia de Castanheiro. Seguiu-se uma caminhada desde a aldeia até à foz do rio Tua. Passámos por estações abandonadas, encerradas com portas de betão, denotando a falta de uso a que a diminuição da população nesta região as votou. Passámos por encostas arrepiantes, vertiginosas e plenas de beleza. Observámos um rio impetuoso que serviu moinhos que já só possuem a carcaça de tempos passados. No final da caminhada, os participantes eram unânimes e todos diziam que o tempo tinha sido bem empregue na descoberta do vale e no registo na memória de cada um desta jornada.

Adicionada: 11 de Abril 2011