Projeto de Investigação sobre a Ocupação Humana na Aldeia de Vale de Mir - ALIJÓ

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Alijó vai colaborar ativamente em várias vertentes do Projecto de Investigação sobre a Ocupação Humana em torno da aldeia de Pegarinhos, Alijó (PIOHP), que irá decorrer entre os dias 4 e 30 do próximo mês de Agosto na aldeia de Vale de Mir.

A forte aposta neste Projeto e, mais especificamente, em proporcionar todas as condições ao núcleo de investigadores resulta de uma política de proteção, preservação e salvaguarda patrimonial contínua e sustentada, levada a cabo na última década por esta Autarquia.

O conjunto patrimonial classificado existente neste concelho, de tipologia arqueológica e arquitetónica, traduz-se em treze monumentos preservados e protegidos em termos legais, sendo que entre o final do ano passado e o início de 2013 foram atribuídas mais quatro novas classificações. Visando, acima de tudo, “dar um futuro ao passado”, o Município de Alijó tem desencadeado sucessivas ações de sensibilização e divulgação relacionadas com o património, tendo como principal objetivo dar a conhecer os arqueossítios inseridos na paisagem.

De destacar as Visitas arqueológicas guiadas, gratuitas e com acompanhamento técnico e pedagógico, que são já hoje uma realidade incontornável e requeridas frequentemente (inclusive online) por via da informação arqueológica disponibilizada na página oficial de Arqueologia do Município de Alijó ou através da newsletter mensal, quer pela comunidade escolar quer por grupos de pessoas interessadas que procuram o Turismo Cultural do concelho.

Contudo, a montante destas e proporcionadoras das mesmas, de relevar todos os Projetos fisicamente consolidados que integraram as comunidades locais e respetivas Juntas de Freguesia, como sendo o “Projeto de Valorização da Anta da Fonte Coberta”, o “Projeto de Conservação e Restauro da 2ª Linha de Muralha do Castro do Pópulo” ou, mais recentemente, o “Projeto de Sinalização dos Arqueossítios Concelhios”, ilustrativo da proximidade do público em geral com o património local, por via da melhoria das acessibilidades.

Neste sentido, o Município de Alijó convida todos os interessados a visitar e acompanhar este Projeto de Investigação que abarca, cronologicamente, o período entre a Proto-história e a Época Romana, visto que a escavação decorrerá a curto prazo e serão abertas na área circundante do Castro mais sondagens, alargando-se a área de estudo. Outros projetos paralelos terão também lugar, como a limpeza de um troço de via romana e a limpeza e preparação de uma estrutura de lagar romano (na óptica de um projeto de Arqueologia Experimental).

Adicionada: 23 de Julho 2013