Visita ao Arquivo Municipal Histórico de Alijó

Os alunos de 7º ano da Escola E.B. 2/3 de Alijó visitaram o Arquivo Municipal Histórico de Alijó, na manhã do dia 20 de Novembro de 2013.

O objetivo da visita passava por informar e dar a conhecer, simultaneamente, o valioso arquivo municipal existente.

Entraram assim, passo a passo - com a desconfiança e curiosidade natas acerca daquilo que porventura iriam encontrar - no conhecimento devidamente salvaguardado ao longo de centenas de anos nas muitas prateleiras, existentes para proteção do saber.

Houve tempo para explicar concretamente para que serve um arquivo, que tipo de fontes documentais é que ele encerra e qual é o método universal de inventário ou catalogação utilizado, mas ainda também para que estes alunos pudessem tocar, ler e questionar fontes escritas como nunca antes tinham feito, ao serem confrontados com alguns exemplares (raros) da história documental escrita do concelho de Alijó, desde o século XVI até ao século XX.

Adicionada: 20 de Novembro 2013