Abrigo Rupestre da Pala Pinta em destaque na National Geographic de Maio - edição portuguesa

O Abrigo Rupestre da Pala Pinta, recentemente classificado como Sítio de Interesse Público, foi estudado ao pormenor por uma equipa multidisciplinar que se debruçou exaustivamente sobre estas pinturas pré-históricas, localizadas no concelho de Alijó (Carlão).

As mesmas foram alvo de um processo de análise via fotografia multiespectral e modelação 3D, no âmbito de uma Tese de Mestrado defendida recentemente, que permitiu “revelar detalhes inéditos e novas possibilidades de interpretação” nomeadamente no que concerne ao simbolismo e caráter celeste consensual atribuídos até agora a este Abrigo Rupestre.

Não deixe de ler este artigo científico que se assume, simultaneamente, como uma visão revolucionária acerca deste arqueossítio que é património concelhio!

Adicionada: 06 de Maio 2014