Montaria de São Martinho em Alijó rendeu 18 javalis

O Município de Alijó organizou, uma vez mais, a Montaria de São Martinho, este ano na zona Norte do Concelho, numa mancha que cobriu a União de Freguesias do Pópulo e Ribalonga. A organização contou com o precioso apoio da Junta da União de Freguesias, da Comissão de Festas N.ª Sr.ª das Boa Morte e da Comissão de Festas do Santuário de Santa Bárbara. Agradecemos toda a dedicação e empenho que prestaram à organização do evento.

A concentração teve lugar junto ao santuário de Santa Bárbara, em Ribalonga, onde cerca de 160 Monteiros receberam as respetivas credenciais e ouviram as recomendações de segurança aplicadas à montaria. Seguiram depois para o santuário da N.ª Sr.ª da Boa Morte, no Pópulo, onde foi servido o “mata-bicho” com as melhores iguarias locais.

Com um dia de sol e de visibilidade plena, a montaria rendeu 18 javalis. Estas atividades cinegéticas são muito importantes para se proceder a correções que permitem controlar a densidade populacional de javalis existente numa determinada área. O javali não tem predador natural. O número destes animais tem aumentado significativamente nos últimos anos, provocando avultados estragos, sobretudo no setor agrícola.

O jantar e leilão das rezes abatidas encerrou a atividade. Agradecemos a todos os Monteiros a participação neste evento cinegético que bateu todos os recordes de inscrições e de rezes abatidas no Município de Alijó.

Adicionada: 13 de Novembro 2017