"Praga Castanheiro” – Município de Alijó apoia produtores

O Município de Alijó realizou uma ação de luta biológica contra a vespa-das-galhas-do-castanheiro, praga que afeta a produção de castanha no Concelho.

Esta ação coordenada pelos serviços técnicos do Município, DRAPN, Aflodounorte e RefCast teve como objetivo a largada do parasitoide, Torymus sinensis, que irá combater a vespa-das-galhas-do-castanheiro, Dryocosmus kuriphilus, em diversos soutos afetados e identificados/validados pela DRPAN.

De destacar o esforço financeiro do Município na realização destas largadas, esta é uma forma decisiva de apoiar os produtores de castanha do Concelho.

A vespa-das-galhas-do-castanheiro é originária na China tendo sido identificada no Concelho de Alijó. É uma praga que prejudica a cultura do castanheiro, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, provocando a diminuição do crescimento dos ramos e impedindo a frutificação, resultando em elevadas perdas de produção de castanha. Em estado muito avançado pode culminar no declínio e morte dos castanheiros.

O combate desta praga consiste em proceder à largada do parasitoide, que se alimentam das larvas, é a única forma de combate eficaz, não causando qualquer impacto em termos ambientais nem na biodiversidade. Porém é importante salvaguardar que este parasitoide não irá extinguir a praga, mas sim controlá-la, minimizando os seus efeitos negativos uma vez que se trata de uma luta biológica.

Adicionada: 05 de Junho 2018