Município de Alijó


União de Freguesias de Vale de Mendiz, Casal de Loivos Vilarinho de Cotas

União de Freguesias de Vale de Mendiz, Casal de Loivos Vilarinho de Cotas
União de Freguesias de Vale de Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas no Google Maps

União de Freguesias de Vale de Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de cotas

Vale de Mendiz

Vale de Mendiz terá ascendido a sede de Freguesia nos finais do século XVII ou inícios do século XVIII, pertencendo até então à freguesia de Gouvães do Douro, do Concelho de Sabrosa. Outros historiadores defendem que Vale de Mendiz faria parte do Concelho de Favaios, extinto em 1853.
Situado no “Coração do reino do Vinho do Porto”, dista cinco quilómetros do Pinhão e doze de Alijó e possui uma das mais bonitas paisagens da Região Demarcada do Douro, podendo ser admiradas por vários miradouros.
Quanto ao surgimento do seu topónimo supõe-se que advenha de “Mem Diz” (abreviatura de Mendo Diniz) que consta ter sido o seu fundador.
Quanto ao património, além das suas belíssimas paisagens, tem uma igreja de 1887, marcos pombalinos a delimitarem a Região Demarcada do Douro, e várias quintas, que são a referência no sector vitivinícola.
Festividades: Nossa Senhora dos Aflitos celebrado no dia do Corpo de Deus. No dia 4 de Agosto festeja-se S. Domingos de Gusmão, padroeiro desta localidade.

Casal de Loivos

Nem sempre foi sede de Freguesia, como nem sempre pertenceu ao Concelho de Alijó, tem no entanto, uma origem muito antiga, como prova o Foral datado de 1160, dado por D. Afonso Henriques, a Celeirós, Casal de Loivos aparecia como pertencente à Freguesia de Vilarinho de S. Romão.
A via popular explica o surgimento da povoação da seguinte forma: “A dada altura, no lugar da Roêda, existia uma pequena casa que servia de abrigo aos que da terra tratavam. Para aí veio viver um casal do lugar de Loivos, localidade de Chaves, daí o seu nome. A povoação foi forçada a mudar de local devido a uma praga de formigas, deslocando-se para um local mais rochoso da área, deixando o melhor solo para a agricultura.

Vilarinho de Cotas

Situada na parte Sul do Concelho de Alijó, Vilarinho de Cotas situa-se em pleno “Coração do Reino Duriense”.
A humanização desta Freguesia remonta há muitos séculos, como o provam as construções castrejas e os vestígios de ocupação romana. Com a invasão da Vila de Favaios pelos Mouros, Vilarinho de Cotas viu a sua importância a aumentar com grandes deslocações de fugitivos que se instalaram aqui.
Por esse motivo Vilarinho de Cotas esteve ligada até meados do Século XVIII à vigararia da Vila de Favaios e era da apresentação “ad nutum” do arcebispo de Braga, passando depois a vigaria independente.
No que respeita ao património, possui uma igreja matriz de 1568.

As principais culturas da União de freguesias de Vale de Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas; o vinho do porto e de mesa, de excelente qualidade, aliás considerados como dos melhores de toda a região demarcada do Douro, batata, amêndoa e azeite.

Gastronomia: Batatas com bacalhau, arroz de feijão, feijoada à transmontana, cozido à portuguesa, caldo de abóbora, cabrito assado, arroz de forno e vinhos generosos e de mesa.

Povoações da União de freguesias de Vale de Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas: Vale de Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas

Presidente: Sónia Andrea Pereira Pires

Sede da Freguesia:

Rua Direita,
5085-120 Vilarinho de Cotas
Tel: 254 731 581
Fax: 254 731 581
e-mail:  freguesia.vm.cl.vc@gmail.com
Coordenadas GPS:

GPS: +41°13'17.81", -7°32'2.20"

Horário de Atendimento em todas as localidades:

Domingos: 10.00h - 12.00h
Sábados: 14h30 - 16h30 (sede da freguesia)

Informações Úteis:

Nome da Freguesia: Vale de Mendiz, Casal de Loivos, Vilarinho Cotas
Nº de Habitantes: 409
Distância a Alijó: 13 Km
Área: 1284 ha
Povoações: Vale de Mendiz, Casal de Loivos Vilarinho de Cotas



* Boletim Municipal Digital

Fique a par de todas as nossas novidades em primeiro lugar. Subscreva já o nosso Boletim Municipal Digital.

 

RPGN

A RPGN é um incentivo à empregabilidade dos jovens

PDR2020

PDR2020

SOS Vespa

SOS-VESPA

NetEmprego

NETEMPREGO

Comércio investe

Comércio investe
QREN