Município de Alijó


São Mamede Ribatua

S. Mamede Ribatua
Freguesia de São Mamede Ribatua no Google Maps

São Mamede teve o seu primeiro Foral ainda no Condado Portucalense de Dona Teresa e o seu segundo Foral, primeiro de Portugal pelo rei D. Sancho I em 1162. Teve ainda Foral dado pelo rei D. João II, altura em que foram construídos os edifícios da Câmara e do Pelourinho, ainda existentes.
Pertencente ao Arcebispado de Braga, independente do Concelho de Alijó, assim permaneceu até às guerras liberais de 1850, perdendo a sua autonomia.
Situado a Sudoeste do Concelho, é de origem muito remota como prova não só o couto que lhe foi atribuído, mas também o seu nome (São Mamede) que pertenceu a um mártir de culto muito antigo.
Tem uma festa anual em honra de Nossa Senhora das Graças e Santa Eufémia no primeiro domingo de Setembro com a particularidade da romaria ter sempre uma representação de uma peça de teatro.
Quanto ao património possui uma igreja matriz, várias fontes, ponte e calçada romana, um pelourinho integrado nos antigos paços do Concelho, assim como azenhas e belíssimas “vistas” para o vale do rio Tua.
As principais culturas desta freguesia são o vinho generoso e de mesa, o azeite, a cortiça, merecendo um realce especial a afamada laranja de Ribatua.
De destacar os importantes aspectos culturais ligados à arte de representação, como as tradições ancestrais, inicialmente representando as suas peças ao ar livre, no largo do Pelourinho, assim como, de carácter musical com uma banda de música bicentenária (1799).

Presidente: José Manuel Barros Ribeiro 

Sede da Freguesia:

Largo do Pelourinho, n.º 2
5070-476 São Mamede de Ribatua
Tel: 259 662 216
Fax: 259 662 216
e-mail: juntaribatua@sapo.pt

Coordenadas GPS:

GPS: 

Horário de atendimento:

Terças, Sextas e Sábados: 18.00h - 19.00h

Informações Úteis:

Nome da Freguesia: São Mamede de Ribatua
Nº de Habitantes: 728
Distância a Alijó: 6Km
Área: 2027 ha
Povoações: Safres, São Mamede de Ribatua


* Boletim Municipal Digital

Fique a par de todas as nossas novidades em primeiro lugar. Subscreva já o nosso Boletim Municipal Digital.

 

RPGN

A RPGN é um incentivo à empregabilidade dos jovens

PDR2020

PDR2020

SOS Vespa

SOS-VESPA

NetEmprego

NETEMPREGO

Comércio investe

Comércio investe
QREN