Município de Alijó


Banco Local de Voluntariado de Alijó

Os Bancos Locais de Voluntariado instituem-se como um espaço de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades que pretendam integrar voluntários, designadas organizações promotoras de voluntariado. É uma estrutura que faz a gestão local, de forma flexível e descentralizada da oferta existente (instituição promotora) e procura do voluntariado (cidadãos).O Banco Local de Voluntariado acolhe as candidaturas dos voluntários e, de acordo com o seu perfil, faz o encaminhamento para as organizações promotoras aderentes.

Objectivos Gerais

  • Promover o encontro entre oferta e procura;
  • Sensibilizar os cidadãos e as organizações para o voluntariado;
  • Divulgar projectos e oportunidades de voluntariado;
  • Aumentar a rede de solidariedade;
  • Dinamizar o espírito associativo;
  • Rentabilizar recursos;
  • Capitalizar saberes e experiências;
  • Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do voluntariado de Alijó

Objectivos Especificos

  • Acolher as candidaturas de pessoas em fazer voluntariado, bem como receber solicitações de voluntários por parte de organizações promotoras;
  • Proceder ao encaminhamento de voluntários para as organizações promotoras de voluntariado;
  • Acompanhar a integração dos voluntários nas organizações promotoras para onde forem encaminhados;
  • Disponibilizar ao público informações sobre voluntariado;

Os candidatos a voluntários, podem efectuar a sua inscrição sempre que pretendam.

Voluntário

O voluntário é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
(artigo 3º da Lei. nº 71/98 de 3 de Novembro)
Podem ser voluntários nas seguintes áreas:

  • Infância;
  • Juventude;
  • Acção Social;
  • Idosos; 
  • Educação;
  • Cultura; 
  • Ambiente;
  • Desporto;
  • Protecção Civil;

Inscrições

Entidades Promotoras: Todas as instituições do Concelho interessadas em acolher voluntários, poderão inscrever-se através do preenchimento da Ficha de Inscrição para Entidades disponível no Site do Município ou no Gabinete de Acção Social e entregá-la na Câmara Municipal de Alijó – Divisão da Acção Social, Família e Saúde.

Voluntários: Todos os cidadãos interessados em serem Voluntários, podem inscrever-se através do preenchimento da Ficha de Inscrição para Voluntários disponível no Site do Município ou no Gabinete de Acção Social e entregá-la na Câmara Municipal de Alijó – Divisão da Acção Social, Família e Saúde.

Contactos:
Email: accao.social@cm-alijo.pt
Telefone: 259 957 100


Novidades por SMS

Fique a par de todas as nossas novidades em primeiro lugar através de SMS



* Subscrever a Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades em primeiro lugar. Subscreva já a nossa newsletter.