Feira dos Reis é tradição em Vila Verde

É já uma romaria que se cumpre todos os dias 6 de Janeiro em Vila Verde com a comemoração da tradicional Feira dos Reis. Este ano a tradição cumpriu-se uma vez mais, realizando-se mais um concurso de gado bovino das raças autóctones da região e, como é apanágio desta festa, apareceram belos exemplares que demonstravam um tratamento muito especial por parte dos criadores, com belos portes e as características de cada raça bem presentes. No final da manhã foram entregues os prémios aos vencedores. Esta sessão contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Alijó e restante vereação, o Presidente do Centro Social e Recreativo de Vila Verde, Veterinário Municipal e Comandante do Bombeiros Voluntários de Sanfins do Douro. Seguiu-se um almoço convívio no salão do Centro, onde foi servida a carne de porco para o repasto, juntamente com as batatas cozidas e as couves, acompanhado pelo bom vinho da região. Cozido, assado ou em rojões a carne de porco servida foi apreciada por todos. No fim, a sobremesa contou com um saboroso sarrabulho doce, feito com o sangue do porco, juntamente com amêndoas e canela. Este almoço tem características muito próprias, pois além de proporcionar um convívio agradável, tem como principal finalidade angariar fundos para o Centro Social e Recreativos de Vila Verde, instituição que procura o bem-estar das populações mais desfavorecidas e idosas. O Presidente do Centro Social e Recreativo de Vila Verde agradeceu a presença de todos e aproveitou para agradecer aos representantes das Instituições ali presentes, pois graças a elas e aos sócios do Centro, aquela colectividade tem conseguido gerir e dar apoio a quem necessita. O Presidente da Câmara Municipal de Alijó mostrou-se agradado por esta confraternização em Vila Verde, marcando uma nova era entre a associação, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal. Também elogiou o espírito de união que caracteriza esta festa e de um modo geral os transmontanos, não deixando de relembrar o homem que tornou este sonho em realidade o Sr. Lage. No fim do almoço foram cantadas as Janeiras. Seguiu-se um leilão de produtos regionais. Ao serão houve um arraial popular, abrilhantado por uma banda musical.

Adicionada: 11 de Janeiro 2010