Compostagem Comunitária
-
Início
-
Serviços
-
Ambiente e Sustentabilidade
- Compostagem Comunitária
O Município de Alijó implementou um projeto-piloto de Compostagem Comunitária, com o objetivo de sensibilizar a população para a separação e reaproveitamento dos biorresíduos (resíduos biodegradáveis de jardinagem, resíduos alimentares não cozinhados, entre outros), evitando que sejam encaminhados para os contentores de resíduos indiferenciados.
Numa primeira fase, este projeto-piloto está a ser implementado nas freguesias de Alijó, Favaios e Sanfins do Douro, onde foram instalados compostores comunitários. A adesão ao projeto-piloto inclui a entrega gratuita de um kit de compostagem que inclui um balde para deposição dos biorresíduos e um manual digital de compostagem comunitária e combate ao desperdício alimentar, assim como a possibilidade de utilização do composto final.
O Município de Alijó tem como objetivo geral aumentar o contributo da população para o desvio dos biorresíduos do aterro, recorrendo ao aproveitamento destes para compostagem. Alcançar este objetivo irá valorizar o território e os seus recursos, permitindo que os biorresíduos possam ter uma vida útil maior. Este projeto-piloto resulta de uma candidatura ao programa RecolhaBio, financiado pelo Fundo Ambiental.
Conheça o projeto-piloto e saiba como aderir: Normas de Participação
Materiais de Apoio à Compostagem:
Manual de Compostagem Comunitária
Documentação de Adesão: