![]()
Montaria de São Martinho realizada em Alijó
-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
-
Arquivo de Notícias
- Montaria de São Martinho realizada em Alijó
A Câmara Municipal de Alijó realizou no dia 9 de novembro a Montaria de São Martinho. Este evento contou com 130 monteiros.
A Câmara Municipal de Alijó realizou no dia 9 de novembro a Montaria de São Martinho. Este evento contou com 130 monteiros.
A concentração dos cerca de 130 caçadores decorreu em São Mamede de Ribatua, local onde decorreram as últimas inscrições e o sorteio de portas.
Antes da partida para a mancha foi servido o pequeno-almoço composto por iguarias da região, designadamente carne entremeada, entrecosto e alheira (tudo assado na brasa) e presunto, finalizando com o “caldo de cebola”. De destacar que neste evento não foram servidas bebidas alcoólicas ao pequeno-almoço para segurança dos monteiros, fazendo-se assim cumprir o diploma em vigor no que diz respeito a este tipo de ato venatório.
Após a distribuição dos respetivos monteiros pelas portas, as seis matilhas de cães “conduziram” os javalis em direção à mancha, tendo sido abatidos dez animais, com realce para um navalheiro com cerca de 150kg.
No decorrer do almoço, foi ainda servida uma feijoada, finalizando a refeição com castanhas e jeropiga e celebrando deste modo o São Martinho.