-
PIICIE Alijó Educa+
O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) Alijó Educa+ visa contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho II - Alijó.
Telefone: 259 959 120
E-mail: piicie@cm-alijo.pt
Site: https://piicie.wordpress.com | https://www.facebook.com/PIICIEAlijoMISSÃO
O projecto Alijó Educa + consiste na constituição de um grupo de medidas, orientadas para a promoção do sucesso educativo, valorizando a qualidade das aprendizagens, a redução do insucesso, do absentismo e do abandono escolar precoce no agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó.
DESTINATÁRIOS
– Alunos;
– Professores;
– Famílias;
– Auxiliares da ação educativa.OBJETIVOS
– Reduzir o insucesso escolar;
– Melhorar o aproveitamento escolar;
– Diminuir o abandono e o absentismo escolar;
– Promover competências pessoais e sociais;
– Reforçar a relação com a comunidade;
– Promover o envolvimento parental;
– Promover o exercício da cidadania ativa;
– Promover o sentimento de pertença à escola;
– Diversificar as metodologias de ensino.METODOLOGIA
– Referenciar alunos para o apoio PIICIE;
– Apoiar a intervenção promoção e prevenção;
– Monitorizar o processo escolar;
– Avaliar o impacto das intervenções. -
Plataforma Educa+ Alijó
A plataforma “Educa+ Alijó”, destinada a crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, é um espaço de aprendizagem, de colaboração e partilha. É um espaço online seguro onde toda a comunidade educativa tem acesso: Alunos, Professores, Encarregados de Educação, Agrupamentos e Câmara Municipal.
No ano letivo 2020/2021, este recurso foi disponibilizado a todos os alunos do 1º CEB e a todas as crianças da Educação Pré-Escolar e incluiu formação para todo o corpo docente daqueles níveis de ensino. No ano escolar 2021/2022, os acessos serão distribuídos no início do ano letivo.
Site: https://educamais.cm-alijo.pt
Sessão de apresentação a Encarregados de Educação
Missão
- Reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade;
- Desenvolver competências, atitudes e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade (local, nacional e internacional);
- Construir um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha.Principais objetivos
- Promover a utilização dos Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem;
- Criar um ambiente de aprendizagem inovador, adaptativo ao aluno, dinâmico e interativo que estimule e reforce o processo de ensino-aprendizagem;
- Melhorar os conhecimentos culturais, sociais e políticos da comunidade;
- Potenciar a participação dos alunos e das famílias na comunidade local;
- Projetar a socialização e a comunicação com a comunidade;
- Potenciar a capacidade de iniciativa;
- Impulsionar a criatividade;
- Trabalhar valores e a responsabilidade social;
- Promover e estimular o espírito empreendedor nos alunos. -
Escola Virtual
Desde o ano letivo 2019/2020, a Câmara Municipal de Alijó disponibiliza a todos os alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade acessos à Escola Virtual, uma ferramenta educativa de significativa importância para o processo de ensono-aprendizagem. No ano escolar 2021/2022, os acessos foram distribuídos no início do ano letivo.
Mais informações: https://www.escolavirtual.pt/Instituicoes/planoautarquia.htm
-
Erasmus +
O Erasmus+ é o programa da União Europeia nos domínios da educação, formação, juventude e desporto que assume, de forma clara, que estes setores podem contribuir de forma fundamental para ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas, os principais desafios que a Europa terá de enfrentar até ao final da década e apoiar a execução da Agenda Política Europeia para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão.
No caso das ações Erasmus+ KA2 estas são direcionadas para a Cooperação para a Inovação e possibilitam que organizações de diferentes países trabalhem em conjunto para desenvolver, partilhar e transferir bons exemplos e práticas inovadoras no domínio da educação, da formação e da juventude.
No âmbito do Projeto Erasmus+ KA2 N.º 2018-1-LT01-KA201-047076 (Ação-Chave 2 - Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas - Parcerias Estratégicas) denominado “Modern methods of learning/teaching and assessment, a way to individual progress” foi estabelecida uma parceria entre 3 países da União Europeia: Portugal, Espanha e Lituânia. O Município de Alijó e o Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó estão em representação de Portugal, o IES Ildefonso Serrano em representação de Espanha e o Azuolas Progymnasium, o Žiburys Gymnasium, a Revuona Basic School e a Administration of Prienai Region Municipality (Educational Department) representam a Lituânia, cabendo a esta última entidade a coordenação de todo o projeto.
Trata-se de uma parceria estratégica transnacional cujo objetivo se prendeu com o desenvolvimento de iniciativas orientadas para um ou mais domínios de educação e de formação, possibilitando que as organizações participantes adquiram experiência de cooperação internacional e reforcem as suas capacidades e que produzam resultados tangíveis inovadores e de elevada qualidade, com claro impacto a nível individual e institucional. Em última instância, pretende-se que, quer a nível das escolas quer a nível do poder local, estas parcerias estratégicas contribuam para a partilha e intercâmbio de boas práticas nas instituições de ensino e que conduzam à inovação de métodos e procedimentos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem.
O Projeto “Modern methods of learning/teaching and assessment, a way to individual progress” permitiu às escolas proporcionar aos respetivos docentes e alunos oportunidades e incentivos para a aquisição de novas competências, que certamente responderão às necessidades da instituição e aos desafios da Educação nos dias de hoje que implicam aprendizagens mais diversas e complexas. As parcerias estabelecidas conduziram a um trabalho colaborativo profícuo, promotor de uma cidadania mais inclusiva, uma educação mais diversa, criativa, critica e diferenciadora, mais catalisadora de mudança e de inovação.
Deste modo, estes projetos europeus ultrapassam largamente a dimensão individual, permitindo a operacionalização do perfil do aluno, ajudando a desenvolver as competências para a formação de cidadãos de sucesso ao longo da vida. Ser entidade parceira num projeto Erasmus+ significa um partilhar de aprendizagens, o que ajuda a valorizar a diversidade da cultura europeia, permitindo aos alunos desfrutar de uma experiência de aprendizagem promotora do desenvolvimento de competências cognitivas, pessoais e sociais.
Por sua vez, os professores mudam a sua forma de ensinar, tornando-se facilitadores dessa mesma mudança. Como parceiro ativo e envolvido deste projeto como parceiro, a Câmara Municipal pretende promover o espírito da construção de uma comunidade de aprendizagem que influencia positivamente o caminho futuro de educadores e alunos, cada vez mais autónomos, criativos, persistentes, aprendentes, críticos, multiculturais, colaboradores e comunicadores.
Informação sobre os resultados do Projeto
Agrupamento de Escolas D. Sancho II - Alijó
Administration of Prienai Region Municipality
Mais informações sobre o Programa Erasmus+
Notícias sobre o Projecto Erasmus+
Comitiva de Espanha e Lituânia em Alijó
Três países europeus reunidos em Alijó para discutir boas práticas na área da Educação
“Training Event” em Alijó recebe europeus para discutir a área da educação
Três países europeus reunidos em Alijó para discutir boas práticas na área da educação
Autarquia de Alijó e Agrupamento de Escolas no encontro Erasmus+ KA2
-
Educação Financeira 'No Poupar está o Ganho'
O projeto “No Poupar Está o Ganho”, iniciado em 2009/2010, é um projeto pioneiro concebido de raiz pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que reconhece a importância da formação financeira desde o ensino pré-escolar ao ensino básico e secundário.
-
Hypatiamat
Ferramenta pedagógica de promoção do sucesso educativo na área da Matemática.
O Hypatiamat é uma plataforma de aprendizagem que está desenvolvida numa interface tecnológica que visa capitalizar a familiaridade dos alunos e o seu gosto por estes ambientes para promover o seu envolvimento na aprendizagem da matemática e melhorar o seu rendimento escolar.
No ano letivo 2020/2021, este recurso foi disponibilizado a todos os alunos do 1º CEB e incluiu formação certificada para todo o corpo docente daquele nível de ensino.
-
Academias Gulbenkian do Conhecimento
A candidatura apresentada pelo Município de Alijó para implementar uma Academia Gulbenkian do Conhecimento foi uma das 33 selecionadas num total de 300 candidaturas.
O projeto do Município, designado “Qual é o teu superpoder?”, vai capacitar jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas D. Sancho II para serem cidadãos mais ativos, participativos e envolvidos na comunidade, através da promoção do sucesso escolar e a prevenção da indisciplina.