É muito simples e a participação de cada um é fundamental! Para contribuir para o aumento da Reciclagem, basta entregar os resíduos que produz em sua casa, no seu escritório, ou estabelecimento comercial, utilizando os Ecopontos.
Resíduos
- Início
- Serviços
- Ambiente e Sustentabilidade
- Resíduos
Consulte as soluções e os instrumentos disponibilizados pelo Município de Alijó relativos à recolha dos diversos tipos de resíduos sólidos urbanos:
-
Separação de resíduos
Recolhas previstas dos contentores de resíduos:
Embalagens plásticas e metálicas / Embalagens de papel e cartão
- Freguesia de Alijó, Favaios e Sanfins do Douro: Recolha semanal
- Restantes Freguesias: Recolha de 15 em 15 diasVidro
- Todo o Município: Em função das taxas de enchimento dos ecopontos “vidrão”
Resíduos indiferenciados
- Freguesia de Alijó, Favaios, Sanfins do Douro, Pinhão, Vilar de Maçada e São Mamede de Ribatua: Recolha 6 vezes/semana
- Restantes Freguesias: Recolha 2 vezes/semanaSe o contentor não for recolhido neste período, é possível solicitar a sua recolha através do telefone 259 957 100 ou do e-mail geral@cm-alijo.pt.
Informações sobre a separação de resíduos: Folheto - Reciclagem Município de Alijó
-
Resíduos Volumosos Urbanos
Os Resíduos Volumosos Urbanos, vulgarmente conhecidos por “monstros”, são todos os resíduos que, dadas as suas dimensões ou volume, não podem ser depositados nos Ecopontos, nem no contentor dos Resíduos Urbanos indiferenciados (por exemplo, sofás, colchões, móveis, etc).
A Câmara Municipal de Alijó disponibiliza aos seus munícipes, de forma totalmente gratuita, um Serviço de Recolha de Monos e Monstros de origem doméstica. As recolhas são realizadas mensalmente, no terceiro sábado de cada mês.
Os resíduos devem ser colocados no dia anterior à recolha, ao lado dos contentores de recolha indiferenciada existentes na via pública, para poderem ser recolhidos.
Caso deseje usufruir deste serviço, poderá também agendar a sua recolha através do telefone 259 957 100 ou do e-mail geral@cm-alijo.pt.
-
Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE), Lâmpadas e Pilhas/Acumuladores
O Município de Alijó junta-se à iniciativa do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, através do Projeto Escola Eletrão, na recolha de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE), lâmpadas e pilhas/acumuladores, para evitar que os mesmos sejam encaminhados para aterro ou acabem abandonados no meio ambiente.
A recolha destes resíduos é feita posteriormente pela ELECTRÃO - Associação de Gestão de Resíduos, entidade gestora que assume a responsabilidade da sua gestão.
Possíveis locais de deposição:
- Escola-Sede do Agrupamento de Escolas D. Sancho II;
- Divisão de Obras e Serviços Urbanos (no Largo da Feira);
- Junta de Freguesia de Alijó;
- Bombeiros Voluntários de Alijó;
- Supermercado Minipreço, em Alijó;
- Mini Mercado Poupança, em São Mamede de Ribatua;
- Junta de Freguesia de Santa Eugénia.
Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE): equipamentos de pequenas dimensões (aspiradores, torradeiras, ferros de engomar, secadores, máquinas de café, varinhas-mágicas…); equipamentos informáticos e de telecomunicações de pequenas dimensões (telemóveis, routers, computadores pessoais, impressoras…).
Lâmpadas: lâmpadas fluorescentes; lâmpadas de sódio; LED.
Pilhas e acumuladores: pilhas e baterias portáteis de telemóvel e computador.
Para equipamentos elétricos de grande dimensão, avariados e sem reparação e que não sejam entregues nos postos de venda, poderá agendar a entrega direta no Agrupamento de Escolas D. Sancho II, onde existe um espaço reservado para o armazenamento destes produtos.
Deposição de Equipamentos Eletricos e Eletronicos Lampadas e Pilhas
-
Recolha têxtil: roupa, calçado e brinquedos
No âmbito de um protocolo de cooperação entre o Município de Alijó e a empresa H Sarah Trading (única empresa nacional portadora de Título Único Ambiental para Operação de Gestão de Resíduos Têxteis), foi definida uma rede de recolha têxtil que disponibiliza 10 contentores (denominados como "Roupão"), onde os municípes poderão colocar roupa, calçado e brinquedos, de forma a dar uma segunda vida a estes artigos.
Os produtos têxteis são depois encaminhados para doação, valorização, reciclagem ou destruição, consoante o seu estado.
Os pontos de recolha são os seguintes:
Alijó
- Minipreço (GPS N41.2766 W7.4694)
- Intermarché (GPS N41.2696 W7.4755)
- Rua Dr. José Bulas Cruz, junto à adega (GPS N41.1621 W7.2839)
- Rua do Sr. Andor, junto à Escola EB 2,3 D. Sancho II) (GPS N41.2751 W7.4782)Favaios - Avenida Senhora do Socorro, 18 (GPS N41.1609 W7.3015)
Pópulo - N212 (GPS N41.2233 W7.3013)
Vale de Mendiz - Rua Central, junto à paragem de autocarro (GPS N41.2222 W7.5289)
Vila Chã - M582 Alminhas / Parque infantil (GPS N41.3252 W7.4883)
Vila Verde - Igreja de Santa Marinha (GPS N41.3640 W7.5499)
Vilar de Maçada - Rua de Vinheiros (GPS N41.3271 W7.5547)
O que colocar no Roupão?
Pode depositar todo o tipo de têxtil de origem domiciliário (t-shirts, camisas, camisolas, calças, saias, mantas, lençóis, etc), bem como outros que não sendo propriamente têxteis podem ser reaproveitados como calçado, bolsas, brinquedos, entre outros.
Se se trata de calçado, evite usar as caixas de cartão e utilize sacos, emparelhando os pares, atando os próprios cordões para evitar a perda de pares.
Como colocar?
Deve introduzir sempre todos os seus artigos em sacos fechados, dado que assim facilitará o seu transporte e posterior depósito, além de otimizar o tempo de recolha por parte dos trabalhadores. Assim, deve aproveitar os sacos de compras descartáveis de comércios e supermercados, que por sua vez também serão devidamente separados para posterior reciclagem como plástico ou papel por um gestor de resíduos autorizado.
Roupa fora do contentor:
Se encontrar os contentores cheios, não deixe os sacos em redor do contentor. Procure outro contentor e coloque lá todos os sacos.
Todos os contentores têm um contacto para uma linha telefónica automática onde pode deixar a indicação da localidade / referência / estado do contentor. Pode também contactar o Município e informar sobre o estado do contentor.
Caso a quantidade de têxteis seja muito elevada, a recolha poderá ser agendada e recolhida diretamente na residência. Para tal, deverá agendar a recolha através do telefone 259957100.
-
Oleões: Recolha e tratamento de óleos alimentares usados e azeite
Como depositar os Óleos Alimentares Usados (OAU) nos Oleões?
1. Deve depositar apenas óleo alimentar usado ou azeite. Produtos como manteiga, óleo lubrificante (motores) ou outros tipos de resíduos, não devem ser colocados nso Oleões.
2. Depois de arrefecerem, os OAU devem ser colocados num recipiente de plástico limpo (garrafa de água ou equivalente).
3. Quando este estiver cheio, deve ser bem fechado e depositado no Oleão mais próximo.
Rede de 16 Oleões em todas as freguesias para correta separação e deposição de OAU, recolha seletiva, transporte e encaminhamento para tratamento.
A prestação do serviço é assegurada pela empresa Hardlevel - Energias Renováveis, líder em Portugal na gestão de OAU, ao abrigo da vigente acreditação pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC-EU). A empresa assegura a gestão e manutenção de todos os Oleões, incluindo o serviço de recolha dos óleos e a limpeza e higienização dos equipamentos.
Estes Oleões estão equipados com um sistema de sensorização que permite que os mesmos sejam monitorizados em tempo real, sabendo-se qual o estado de enchimento do oleão, o número de depósitos que foram lá colocados e ainda um sistema de identificação para interação com os utilizadores através de aplicação móvel.
Os sensores aplicados nos oleões estão ligados em rede móvel garantindo a recolha de dados em tempo real, o que aciona a gestão das rotas e recolhas, possibilitando que a Empresa responsável pela recolha saiba sempre quando os oleões estão cheios e proceda à sua substituição.
Localização dos Oleões Localidade
Morada Alijó
Rua Dr. José Bulas da Cruz
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro
Intermarché / Lugar da Tapada
Favaios
Bairro do Casal, Favaios
Pegarinhos
Largo da Fonte, Pegarinhos
Pinhão
Largo da Praia, Pinhão
Sanfins do Douro
Rua Padre Manuel da Nóbrega, Sanfins do Douro
Santa Eugénia
Largo da Eira, Santa Eugénia
São Mamede de Ribatua
Avenida Teixeira Lopes, São Mamede de Ribatua
UF Carlão e Amieiro
Rua Fundo do Povo, Carlão
UF Castedo e Cotas
EM597 Castedo
UF Pópulo e Ribalonga
EN212 Pópulo
UF Vilarinho de Cotas, Vale de Mendiz e Casal de Loivos
Av. da Fonte, Vilarinho de Cotas
Vila Chã
EM582 Vila Chã
Vila Verde
Largo dos Alvaredos, Vila Verde
Vilar de Maçada
Rua da Encruzilhada, Vilar de Maçada
-
É muito difícil participar na Reciclagem?Categorias
- Questões sobre Separação de Resíduos
-
Depois de separarmos os resíduos em casa eles vão misturar-se no camião de recolha?
Quando os resíduos da recolha seletiva são colocados no mesmo camião isso significa que ele é bicompartimentado, respeitando a separação que já foi feita. Pode ainda acontecer que o mesmo camião seja utilizado apenas na recolha de papel e cartão num dia, e na de embalagens de plástico e metal no dia seguinte.
Categorias- Questões sobre Separação de Resíduos
-
As embalagens precisam de ser lavadas antes de serem colocadas no ecoponto?
Não é necessário lavar as embalagens. Devem apenas ser escorridas de todo o seu conteúdo e enxaguadas, se for caso disso, apenas para evitar maus cheiros quando armazenadas em casa. Ao lavar as embalagens estará, por um lado, a gastar água, recurso muito precioso e, por outro lado, a perder tempo e dinheiro, já que as embalagens irão sofrer entre outros processos, um processo de lavagem ao chegarem à indústria recicladora.
Devem no entanto ser espalmadas para não ocupar tanto espaço em casa, no ecoponto e no seu transporte.
Categorias- Questões sobre Separação de Resíduos
-
Porque é que os copos de vidro não podem ir para o ecoponto verde se são feitos de vidro?
A composição do vidro de embalagem não é a mesma de outros tipos de vidro (copos, espelhos, pirexs, entre outros) e, por esse motivo, não fundem à mesma temperatura. Se forem colocados no ecoponto podem dar origem a objetos de vidro com defeito de fabrico e inviabilizar todo um lote de vidro reciclado.
Categorias- Questões sobre Separação de Resíduos
-
Podemos entregar no ecoponto amarelo sacos sujos, por exemplo, de carne ou de peixe?
Sim, pode entregar no ecoponto amarelo sacos sujos de carne e de peixe, desde que estes estejam vazios.
Categorias- Questões sobre Separação de Resíduos
-
No ecoponto azul podemos colocar lenços de papel e guardanapos?
Não. Contrariamente ao que muita gente pensa (e faz), lenços de papel e guardanapos sujos devem ser colocados no lixo comum.
Categorias- Questões sobre Separação de Resíduos