![]()
Município lança Roteiro Gastronómico do Concelho de Alijó
-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
-
Arquivo de Notícias
- Município lança Roteiro Gastronómico do Concelho de Alijó
O Município de Alijó participou recentemente no Concurso “Terra de Culinária”, concurso promovido pela APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia) a nível Nacional, com uma candidatura denominada “Degustar o Douro”.
O Município de Alijó participou recentemente no Concurso “Terra de Culinária”, concurso promovido pela APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia) a nível Nacional, com uma candidatura denominada “Degustar o Douro”.
Este projeto visa dinamizar as regiões portuguesas promovendo, através da cooperação entre vários agentes económicos e de promoção turística e cultural locais, a recuperação, preservação, promoção e divulgação do património gastronómico nacional, tendo por base a gastronomia tradicional e os produtos que a representam – produtos típicos locais.
O Município de Alijó integrou este projeto como forma de impulsionar e promover a gastronomia local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e cultural do Concelho, aumentando a visibilidade nacional e até internacional desta região através da gastronomia. Pretende-se desta forma preservar os saberes, modos de fazer, celebrações, costumes e outras tradições da culinária local e tradicional e ainda, promover o intercâmbio entre as diferentes culturas alimentares.
O resultado desta primeira participação pautou-se pelo gratificante segundo lugar num total de dezassete participantes a nível nacional. Não sendo surpresa pela qualidade dos restaurantes que aderiram a esta iniciativa, bem como das ementas propostas, foi todavia revelador do trabalho que os mesmos vêm desenvolvendo há muito tempo.
De forma a dar ainda mais visibilidade a este primeiro sucesso, o Município de Alijó lançou um roteiro gastronómico com os pratos propostos pelos restaurantes, locais onde se encontram fotografias dos espaços e dos pratos para melhor elucidar o turista que visita o concelho. Os roteiros poderão ser encontrados no Posto de Turismo e, num futuro próximo, nos restaurantes aderentes.