![]()
Alijó promove “Fins-de-semana Gastronómicos” de 9 a 11 de setembro
-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Alijó promove “Fins-de-semana Gastronómicos” de 9 a 11 de setembro
Alijó promove “Fins-de-semana Gastronómicos” de 9 a 11 de setembro
O Município de Alijó volta a promover a iniciativa “Fins-de-semana Gastronómicos”, de 9 a 11 de setembro, com um menu inteiramente dedicado às vindimas. O Bacalhau Frito, a Massa à Lavrador e as Filhoses da Vindima voltam a ocupar o lugar principal na mesa dos restaurantes aderentes.
Os visitantes também poderão usufruir de um desconto de 15% nos empreendimentos turísticos aderentes, durante este fim-de-semana. Ao degustar o menu dos “Fins-de-semana Gastronómicos” nos restaurantes aderentes, recebe um voucher de entrada livre no Núcleo Museológico Pão e Vinho - Favaios.
RESTAURANTES ADERENTES
• Restaurante O Barão - Pousada Barão de Forrester | Alijó
• Restaurante Cêpa Torta | Alijó
• Restaurante O Cleto | Favaios
• Restaurante A Fonte | Santa Eugénia
• Restaurante Quinta de Fiães | Vilar de Maçada
Ao degustar o menu dos FDSG nos restaurantes aderentes, recebe oferta de entrada livre no Núcleo Museológico Pão e Vinho -Favaios.
EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS ADERENTES
• Pousada Barão de Forrester | Alijó
• Quinta do Sol | Alijó
• Quinta de Fiães | Vilar de Maçada
• Casa da Trigueira | Santa Eugénia
Estes empreendimentos turísticos oferecem um desconto de 15% no alojamento durante o fim-de-semana.
Sobre a gastronomia do Concelho de Alijó:
A gastronomia alijoense reflete a história de uma região bem marcada pelas suas características diferentes, mas tão peculiares. Por um lado, o Douro, com um microclima tão próprio, patente nos sabores e aromas dos seus excelentes vinhos.
Por outro, o contraste com uma região de montanha bastante mais fria e seca onde se cultivam para além do vinho, batata, cereais, castanha, amêndoa e azeite. É nesta zona que se faz criação de algumas raças autóctones como a vaca maronesa, a cabra serrana e o porco bísaro.
Todos estes elementos dão azo a uma panóplia de sabores que nos aguçam o paladar. O Douro traz-nos à memória a época das vindimas e as suas refeições à lavrador bastante enérgicas por sinal. É o caso do rancho, da sopa de feijão, do bacalhau frito com broa logo ao pequeno-almoço.
Um pouco mais acima em Favaios, aliado ao famoso moscatel, o tão apetecível pão de trigo de quatro cantos confecionado ainda em fornos a lenha e também a excelente bola de carne.
Sempre em sintonia com uma reserva de vinho tinto para acompanhar um saboroso cabrito assado no forno, uma feijoada à transmontana, umas batatas de sarrabulho e a imensa riqueza dos nossos enchidos: alheiras, chouriços e salpicões.
Apreciar um Porto velho seria praticamente impensável sem o acompanhamento de um doce caseiro. O pão-de-ló de água, o bolo de amêndoa, as cavacas de Santa Eugénia, as amêndoas cobertas ou o bolo borrachão, são sempre excelentes opções.
Esta iniciativa é promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal e acontece, durante todo o ano, em vários municípios da região Norte.