Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal apresentado na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte
- Início
- Município
- Comunicação
- Notícias
- Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal apresentado na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte
Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal apresentado na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte
Realizou-se no passado sábado, 4 de maio, a sessão de apresentação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal, que inclui uma recriação histórica. O evento, inserido no Festival de Percursos Pedestres, decorreu na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, no Pópulo.
A apresentação esteve a cargo de dois técnicos da Câmara Municipal de Póvoa do Lanhoso, parceira do Município de Alijó e outras 11 autarquias, do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, que formalizaram recentemente um protocolo de cooperação com vista à criação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal, que ligará Trás-os-Montes ao Minho.
O Município de Alijó agradece a colaboração da União de Freguesias do Pópulo e Ribalonga e da Freguesia de Vila Verde, da Comissão Administrativa do Santuário de Nossa Senhora da Boa Morte e da Associação Romaria de Nossa Senhora da Piedade, assim como dos dois técnicos de Póvoa do Lanhoso que se deslocaram ao nosso Concelho para fazer a apresentação deste projeto.
No Concelho de Alijó, o itinerário liga Pópulo a Perafita, ao longo de aproximadamente 11 quilómetros. Este novo produto turístico e cultural visa contribuir para o desenvolvimento económico da região abrangida pelo Caminho, que atravessa os concelhos de Alijó, Murça, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e Braga.
Este Caminho por base o registo da peregrinação que Leon de Rosmithal, Barão de Blatna, iniciou, a 26 de novembro de 1465, até ao túmulo do apóstolo Santiago Maior, em Santiago de Compostela, com passagem por Portugal. Com uma extensão aproximada de 230 quilómetros, este terá sido o itinerário privilegiado das populações entre o Minho e Trás-os-Montes e utilizado pela Comitiva de Leon de Rosmithal.