![]()
Conferência “Inovar e Transformar Comunidades”: inscrições abertas
-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Conferência “Inovar e Transformar Comunidades”: inscrições abertas
Conferência “Inovar e Transformar Comunidades”: inscrições abertas
O Município de Alijó, em parceira com a Comunidade Intermunicipal do Douro, vai promover a Conferência “Inovar e Transformar Comunidades”, no próximo dia 19 de março, a partir das 9 horas, no Teatro Auditório Municipal. O evento irá promover a partilha de soluções sociais e tecnológicas para a inclusão e sustentabilidade nas comunidades rurais. Durante esta conferência, serão apresentados vários projetos implementados na região do Douro e Norte, promovendo estratégias para o desenvolvimento sustentável do território.
Esta iniciativa resulta de uma candidatura ao Projeto INTERREG VIVEMAIS, que proporciona um melhor acesso às tecnologias de assistência para os idosos e/ou pessoas com deficiência.
A conferência é coorganizada por entidades portuguesas - Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), ISG | Business & Economics School, e entidades espanholas - Fundação INTRAS, ASPRODES, Serviços Sociais da Junta de Castela e Leão, Fundação Universidade de Valladolid, que partilham os projetos VIVEMAIS, Border Lab e RETORAYA. A conferência tem como objetivo apresentar iniciativas implementadas no Norte e Centro de Portugal (Douro e Guarda) e na região de Castela e Leão.
A programação inclui debates, mesas redondas e apresentação de projetos inovadores centrados em temáticas como o envelhecimento ativo, tecnologias assistivas, fixação de novos residentes, apoio ao emprego e, formação e capacitação de proximidade. Destaca-se ainda a apresentação da cápsula itinerante Diversiverso, uma iniciativa do projeto VIVEMAIS.
Destaques da agenda:
• Painel de Enquadramento: Apresentação de ferramentas políticas disponíveis em Espanha e Portugal para o desenvolvimento territorial. Estarão presentes os representantes do POCTEP/CCDRN, Segurança Social de ambos os países e Santa Casa da Misericórdia.
• Apresentação de Projetos: Cinco iniciativas inovadoras serão apresentadas, incluindo VIVEMAIS, Retoraya, Formação de Proximidade, Border Lab e RIS Fronteira.
• Focus Groups: Sessões interativas para debate e partilha de ideias sobre quatro temáticas: tecnologias para uma vida independente, fixação de novos residentes, formação de proximidade e vida independente em comunidade.
• Encerramento e Almoço de Networking: O evento encerra com a apresentação dos resultados dos focus groups, seguida de um almoço de networking.
O projeto VIVEMAIS, financiado pelo programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), é um consórcio público-privado centrado na conceção, adoção e utilização de tecnologias inovadoras de assistência ou apoio. O VIVEMAIS mobiliza as capacidades de I+D+i do território, promovendo os jovens investigadores como atores chave para o futuro dos territórios e motivando-os a co-desenhar este tipo de tecnologias em conjunto com as pessoas idosas e/ou com deficiência que as utilizarão.
Os principais objetivos do projeto são:
• Desenvolver novos métodos de co-design para tornar as tecnologias de assistência mais acessíveis, úteis e adaptadas às necessidades reais das pessoas que as irão utilizar.
• Aumentar a perceção positiva das tecnologias de apoio para promover níveis mais elevados de adesão através da criação de um living lab itinerante.
• Criar o primeiro sistema digital em portugal e espanha (tecnoplace) para acesso inteligente a uma oferta validada de tecnologias de apoio e para melhorar as capacidades de investigação e inovação transfronteiriças.
Como resultado da investigação realizada ao longo do projeto, será gerado um total de 12 publicações científicas.