Degraus na Praça do Município assinalam necessidade de diminuir desigualdades entre género
-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Degraus na Praça do Município assinalam necessidade de diminuir desigualdades entre género



Degraus na Praça do Município assinalam necessidade de diminuir desigualdades entre género
No âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não-Discriminação de Alijó, foram colocados Degraus na Praça do Município que assinalam, de forma simbólica, a necessidade de diminuir a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens. Esta semana, assinalou-se o Dia Nacional da Igualdade Salarial que indica o dia de cada ano em que, tendo em conta as diferenças salariais entre géneros, as mulheres começam a trabalhar sem ser remuneradas, em comparação com os homens.
Neste momento, ainda há 150,30 euros de diferença todos os meses entre eles e elas, de acordo com dados da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). A disparidade salarial entre homens e mulheres corresponde a 48 dias de trabalho pagos aos homens, mas não pagos às mulheres.
Apesar de a diferença salarial entre géneros ter diminuído - foi de 13,3% em 2020 - as mulheres ainda ganham menos 13,1% (em números absolutos, menos 150,30 euros) do que os homens. Estas discrepâncias acentuam-se à medida que as qualificações e responsabilidades aumentam. Mulheres em cargos de topo ganham menos 593,30 euros do que os homens, e entre pessoas com ensino superior, a diferença é de 504,90 euros.