Câmara reforça combate à praga do castanheiro no Concelho de Alijó

O Município de Alijó deu início a várias ações de luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro, tendo triplicado o número de parasitoides largados em relação ao ano anterior, devido à propagação da praga que se tem vindo a verificar. Este investimento permite apoiar os produtores decastanha, sendo suportado na íntegra pelo Município.

As largadas abrangem as Freguesias de Alijó, Carlão e Amieiro, Pegarinhos, Pópulo e Ribalonga, Vila Chã e Vila Verde, e são da responsabilidade do Gabinete Técnico Florestal da Câmara, em parceria com a RefCast - Associação Portuguesa da Castanha.

O combate consiste na largada do parasitoide que se alimenta das larvas das vespas, sendo a única forma eficaz de controlar a praga e minimizar os seus efeitos negativos.

Este inseto ataca soutos de todas as idades e provoca a formação de galhas nos gomos e folhas, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir ao declínio dos castanheiros.

O Município de Alijó está atento à evolução da praga, tendo reforçado o seu plano de ação, e continua a tomar medidas atempadas de combate à vespa das galhas do castanheiro.

Adicionada: 07 de Maio 2021